Prurido anal


O que é prurido anal?

O prurido anal, ou seja, coceira ao redor da área anal, é uma condição comum. Um irresistível impulso para se coçar ocorre, e é mais freqüente e incômodo à noite ou após as evacuações.


O que pode causá-lo?

Vários fatores podem estar envolvidos. Uma causa comum é o excesso de limpeza da área anal. A umidade ao redor do ânus, decorrente de suor excessivo ou de fezes aquosas ou adesivas, é uma outra causa possível. Em algumas pessoas, fezes amolecidas e/ou irritantes podem ser causadas por uma ingestão exagerada de líquidos.

Além disso, o consumo de certas bebidas alcoólicas (especialmente cerveja), leite, sucos de frutas cítricas e bebidas contendo cafeína (café, chá ou bebidas tipo cola), pode ser fator agravante para algumas pessoas. Da mesma forma, a ingestão de alguns alimentos pode trazer problemas, dentre eles incluem chocolate, algumas frutas, tomates, nozes e pipoca. Outras causas raras de prurido anal incluem excesso de pele anal, psoríase, eczema, dermatite, hemorróidas, fissura anal, infecções anais e alergias


O prurido anal pode ser resultado de falta de higiene anal?

A limpeza quase nunca é um fator causador. Entretanto, a tendência natural de uma pessoa que desenvolve prurido anal é lavar vigorosamente, e freqüentemente com sabão e uma escova. Isto quase sempre piora o problema, pois remove a oleosidade protetora natural e danifica a pele.


O que pode ser feito para este prurido desaparecer?

Um exame cuidadoso por um colo-proctologista ou outro médico pode identificar uma causa definitiva para o prurido. Seu médico pode recomendar o tratamento específico para eliminar o problema.

O tratamento do prurido anal deve incluir estes pontos:

1 - Evite trauma adicional à área afetada:
o Não use sabão de qualquer tipo na área afetada.
o Não escove a área anal com nenhum tipo de material - nem mesmo papel higiênico.
o Para higiene, use o bidet, chuveirinho,ou toalhas úmidas para limpar a área sem esfregar.Seque a região com toalha macia de algodão.

o Não tente arranhar a área de prurido. Os arranhões produzem mais danos, que provocam mais prurido.

2 - Evite umidade na área anal:
o Aplique alguns tufos de algodão ou uma gaze 4x4 com algum tipo de talco para manter a área seca.
o Evite todos os tipos de medicamentos sem recomendação médica, perfumes ou talco desodorante, pois estes podem provocar alergias ou irritações.

3 - Use apenas medicamentos prescritos pelo seu médico, sempre da maneira indicada por ele. Aplique o medicamento espalhando uma fina camada sobre a pele, e ao redor da área anal; evitando esfregar.

4 - Evite a ingestão excessiva de líquidos e alimentos, que foram citados anteriormente.
Na maioria dos casos, a ingestão de no máximo 8 copos de líquidos diariamente é razoável. Geralmente, não há maior benefício à saúde em beber mais líquidos do que esta quantidade durante um dia.


Quanto tempo geralmente o tratamento dura?

A maioria das pessoas apresenta algum alívio do prurido dentro de uma semana. A cura completa ocorre dentro de 4 a 6 semanas. Uma consulta retorno ao seu colo-proctologista pode ser recomendável para prevenir a recorrência do prurido anal.