Doença Pilonidal

 

 

 

 

 

 


O que é a doença pilonidal e o que a causa?
A doença pilonidal é uma infecção crônica da pele no sulco entre as nádegas. Esta condição resulta de uma reação a fios de cabelo embutidos sob a pele, comumente ocorrendo numa posição peculiar entre as nádegas.
Esta doença é mais comum em homens do que em mulheres. Freqüentemente, ocorre entre a puberdade e a idade de 40 anos. É também comum em pessoas obesas e naquelas com cabelos inflexíveis e densos naquela região.

Quais são os sintomas?
Os sintomas podem variar de uma pequena covinha a uma grande massa dolorosa. Geralmente a área drenará fluidos que podem ser claros, turvos ou sanguinolentos. Com a infecção, a área torna-se vermelha, sensível e apresenta drenagem de pus de odor desagradável. A infecção pode também causar febre, mal estar ou náuseas.
Existem vários padrões comuns desta doença. Quase todos os pacientes têm um episódio de abscesso agudo (a área fica inchada, dolorida e pode drenar pus). Após o abscesso resolver, tanto espontaneamente ou através de intervenção médica, muitos pacientes desenvolvem o sinus pilonidal. O sinus é uma cavidade abaixo da superfície da pele, que conecta com uma ou mais pequenas cavidades ou canais. Embora alguns destes sinus possam resolver sem tratamento específico, a maioria dos pacientes necessita de uma pequena cirurgia para removê-los.
Um pequeno número de pacientes desenvolvem infecções recorrentes e inflamação destes sinus. A doença crônica causa episódios de inchaço, dor e drenagem; e a cirurgia é quase sempre necessária para resolver esta condição.

Como a doença pilonidal é tratada?
O tratamento depende do padrão de comportamento da doença.

Um abscesso agudo é conduzido com uma incisão e drenagem para liberar o pus, reduzindo a inflamação e a dor. Este procedimento geralmente pode ser realizado no consultório sob anestesia local.
No caso de sinus crônico geralmente será necessário uma excisão ou a sua abertura cirúrgica.
A doença complexa e recorrente pode ser tratada cirurgicamente. Os procedimentos podem variar do destelhamento do sinus a sua excisão com ou sem fechamento da ferida com retalhos.
Grandes operações requerem longos tempos de cicatrização. Se a ferida é deixada aberta, serão necessários curativos para manter a área limpa. Embora a cicatrização completa possa levar várias semanas, a taxa de sucesso, deixando a ferida aberta, é alta. O fechamento com retalhos de pele é uma grande cirurgia que tem uma grande chance de infecção; entretanto, ele pode ser adequado para alguns pacientes. Seu cirurgião discutirá estas opiniões com você e ajudará você a escolher a cirurgia apropriada.

Quais são os cuidados exigidos após a cirurgia?
Se a ferida foi fechada, será necessário manter a pele da região limpa e seca até completa cicatrização.
Se a ferida foi deixada aberta, curativos serão necessários para ajudar a serem removidas as secreções e permitir a ferida cicatrizar da profundidade para a superfície.
Após a cicatrização, a pele do sulco entre as nádegas deverá ser mantida limpa e livre de pêlos. Isto pode ser conseguido através de raspagem ou depilação a cada duas ou três semanas até a idade de 30 anos. Após os 30 anos, os fios de cabelo tornam-se mais finos e macios e o sulco entre as nádegas torna-se menos profundo.